A sigla SSL significa Camada de Soquete Seguro (Secure Socket Layer). Utiliza-se essa tecnologia para criptografar os dados e proporcionar uma maior segurança.
O que é e como funciona o certificado SSL?
O SSL aumenta a segurança das informações pessoais e financeiras na internet.
Ele funciona como uma camada de segurança, criptografando os dados transmitidos entre o usuário e o servidor web.
Fazendo a autenticação nas duas partes envolvidas na comunicação, transformando as transações em anônimas, seguras e sigilosas.
Assim que um cliente envia seus dados, o certificado SSL embaralha esses dados. E, então, só podem ser interpretados pelo servidor do site no qual os dados foram enviados.
Por que eu preciso do protocolo SSL?
Seu site tem uma classificação superior pelo Google quando mostra que possui o protocolo SSL, isso prova que seu site é seguro.
A confiança dos visitantes aumenta, sentem mais seguros, diminuindo sua taxa de rejeição.
O SSL melhora o desempenho do site e atende ao requisito PCI (Payment Card Industry) para que você possa oferecer pagamentos via cartão de crédito.
Qual a diferença entre SSL e TSL?
Ambas as tecnologias são voltadas para a segurança de sites, é comum até mesmo usar os dois nomes juntos quando se trata de fornecer segurança às informações do usuário. As diferenças são pequenas e específicas, o protocolo TLS é o sucessor do SSL.
Ele tem a capacidade de trabalhar em portas diferentes e usar algoritmos de criptografia melhores, e é mais utilizado em configurações de programas de e-mail, no entanto, também funciona garantindo as transações entre clientes e servidores, como SSL.
Como saber se estou em um site seguro?
Para descobrir se sua navegação em um determinado site é segura, basta olhar para o lado da barra de navegação e verificar se há um cadeado. Caso tenha o cadeado, o site protege as informações enviadas pelos usuários.
O Google Chrome exibe uma mensagem quando um site não tem um certificado SSL, ele mostra uma mensagem de “não seguro” ao lado do URL.
Cada página na internet que você acessa, possui certificados com informações como: nome da empresa, endereço etc.
Como uma identidade, você pode verificar a autenticidade da pessoa com quem está se comunicando.
Qual o prazo de validade do certificado?
Todos os certificados digitais possuem validade, após serem emitidos, os prazos não podem ser alterados, eles tem validade de até 2 anos, mas isso depende da empresa que lhe fornece o SSL.
Caso o certificado expire, basta renová-lo, ou seja, realizando uma nova compra e realizando uma nova instalação. Alguns fornecedores fazem isso de forma automática.
O impacto no SEO
Em 2014, o Google fez alterações no algoritmo para priorizar sites com SSL. Portanto, aqueles que possuem o certificado estão tendo uma classificação mais elevada. Outra métrica usada pelos mecanismos de pesquisa é a taxa de rejeição. A relação entre uma taxa de rejeição e o certificado SSL é que, quando os visitantes percebem que seu site é seguro, eles tendem a permanecer por mais tempo, como resultado, a taxa de rejeição é menor e há uma chance maior de que eles acessem outros conteúdos do site.
Tipos de cerificado SSL
Para escolher a opção mais escolhida para o seu negócio, é importante conhecer os principais tipos de certificados SSL.São eles:
Validação de domínio:
Com um nível de segurança básico, valida o nível de confiança do domínio. Uma vez que oferece criptografia básica, o custo é bastante acessível.É recomendado para pequenos sites e blogs.
Validação de organização:
É um tipo de certificado SSL intermediário, com um nível de confiança superior ao anterior. Sua principal diferença é que valida o domínio e as informações da organização, ao apresentar dados sobre a empresa detentora do domínio, valida a existência física e a idoneidade da organização. É indicado para empresas de médio porte e e-commerce.
Validação estendida:
Apesar de ser o mais caro, é o mais completo: possui o mais alto nível de segurança e confiança, além de oferecer todas as vantagens que as opções anteriores apresentam, destaca o nome da empresa na URL. É amplamente utilizado por grandes empresas e lojas online.
Vale a pena usar um certificado SSL gratuito?
Procurar certificados gratuitos pode parecer muito mais atraente do que pagar por planos mensais ou anuais, mesmo os mais baratos. Muitas vezes, por desconhecer a importância de um certificado SSL, o empresário pensa que é uma despesa supérflua, mas a verdade é que o certificado SSL grátis não oferece nenhum tipo de garantia da empresa certificadora. Em outras palavras, não pode garantir a segurança do seu site. Por esses e outros motivos, é difícil recomendar o uso de certificado SSL gratuito.
4 cuidados que você sempre deve ter ao navegar na internet
Seja para negócios ou lazer, é sempre bom estar atento para não cair nas armadilhas da internet.
Veja quais são:
- Certifique-se de que está em um ambiente criptografado
- Não prossiga se receber aviso de que o site não é seguro
A mensagem de que um site não é seguro foi exibida ou seu antivírus emitiu uma notificação pop-up ao lado do URL, feche a janela imediatamente e obtenha uma alternativa para continuar com o que estava fazendo. - Tenha cuidado com certificados digitais falsos
- Mantenha seu computador e navegador web sempre atualizado, O ideal é manter as atualizações automáticas habilitadas, mas se você não gosta de ser interrompido por elas, tudo bem: apenas programe-as para serem realizadas mais tarde.