Para muitas empresas os anúncios são a maior forma de captação de novos clientes, ou até mesmo a única forma de escalar o crescimento da empresa. Mas para que isso seja possível é muito importante definir previamente a estratégia, o formato, a plataforma e o público.
Devemos sempre olhar como está estruturado o processo de compra do produto ou serviço. Se você vende um produto de baixa complexidade, ele tem uma possibilidade muito maior de ter conversões vindo de diferentes plataformas, claro que deve sempre olhar como melhorar os pontos de contatos.
Com uma rede social bem estruturada e organizada, vale muito a pena ter algumas campanhas nas redes sociais. Conforme a pessoa clica no seu anúncio, ele tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a sua empresa, então ele da uma olhadinha no seu feed, e se ver que não possui uma frequência, uma comunicação, ele pode desistir de comprar de você. Mas isso pode acontecer anunciando em qualquer plataforma.
Se a sua rede social não é tão boa assim, ou você não tem tempo de criar conteúdo frequentemente, é bem provável que a rede de pesquisa do Google seja melhor para você. Como a pessoa está buscando o que você oferece, com uma campanha bem configurada, você recebe leads mais qualificados e mais quentes para fechar. Mas não se esqueça sua página deve estar focada no que aquela pessoa busca. NUNCA envie uma pessoa que busca 1 termo específico para a home do seu site, leve essa pessoa direto para o conteúdo relacionado ao que ela pesquisou.
Até quanto vale investir para obter 1 cliente? Você deve ter sempre definido o valor máximo de aquisição de cliente e o valor ideal, sempre olhando para o LTV (lifetime value, ou o valor que o cliente gera para uma empresa, durante todo o seu relacionamento com ela). Dessa forma sabe se uma campanha está te dando lucro real ou prejuízo. Vamos ver um exemplo: digamos que você tem uma empresa que vende produtos para barba. Seu ticket médio é de R$ 150,00, e você tem 80,00 de lucro por pedido. Você sabe que o LTV do seu cliente é de R$ 2.000,00 (o que quer dizer que seu cliente compra de você durante 25 meses). Vale a pena investir 300,00 para conseguir um cliente? Olhando para o longo prazo, sim. Fazendo uma conta rápida temos R$ 2.000,00 (Lucro de vendas no longo prazo) – 300,00 (investimento/cliente) = R$ 1.700,00.
FOQUE NA RETENÇÃO DOS SEUS CLIENTES ATUAIS. É muito mais simples e barato você manter os clientes que você já conquistou do que conseguir novos. Então foque sempre em melhorar a experiência do seu cliente e em novas estratégias para aumentar seu Ticket médio e seu LTV.
E por último, TESTE SEMPRE. “O êxito do passado não garante o sucesso futuro”. Com uma campanha rodando muito bem, você além de monitorar, deve criar campanhas paralelas com configurações diferentes, para garantir que terá uma campanha secundaria para suprir as necessidades quando a anterior parar de funcionar.
Espero que esse post tenha clareado suas ideias, e se você conhece algumas pessoas que precisa entender melhor esses pontos, compartilhe com ele também. Precisando de alguma coisa, só entrar em contato conosco.