Você sabe como realmente aplicar o conceito do ESG na sua empresa? O que os consumidores brasileiros estão priorizando hoje em dia? Trouxemos o caso da O Boticário para te mostrar um exemplo de ESG.
Antes de tudo, vamos te explicar um pouco sobre a sigla. O conceito de Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) se refere às práticas socioambientais adotadas pelas marcas, também dentro de temas como mudanças climáticas, diversidade de gênero, respeito aos direitos do consumidor, práticas anticorrupção e muitos outros.
Os critérios ESG estão muito ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que se referem aos 17 temas que a ONU deseja endereçar a todos até 2030.
Pensando nisso, através das buscas e pesquisas no Google Trends, o Grupo Boticário descobriu que uma das palavras mais pesquisadas no Brasil dentro de sustentabilidade é “reciclagem”. Com isso, a empresa abriu portas para uma ação tornar essa perspectiva mais prática e palpável.
Apesar disso, descobriram também que as informações sobre esse tema eram limitadas na internet, não haviam muitas respostas exatas para pesquisas como “descarte de cartuchos de tinta”, por exemplo.
A partir dessa falta de informação e de uma percepção da empresa, o Grupo uniu forças com o Google e a eCycle para reunir informações de busca sobre postos de coleta de reciclagem. Assim, você pode pesquisar no Google a frase “pontos de reciclagem de vidro perto de mim”, por exemplo, e o Maps te mostra locais exatos de acordo com a sua pesquisa (se houver).
Expectativa dos consumidores em relação às marcas
Já não é novidade que os consumidores atuais priorizam as marcas que tem uma conscientização e um posicionamento sobre questões socioambientais. E não só das marcas, os consumidores brasileiros acreditam que essa conscientização deve vim de ONGs, órgãos governamentais, mídias, etc.
Uma pesquisa feita pelo Índice do Setor de Sustentabilidade 2023 do Kantar, 56% dos brasileiros pararam de consumir marcas e serviços que não investem em nada sustentável. Junto com isso, mas de 60% dizem procurar ações ESG nas marcas de desejo
Tornar sua empresa sustentável ou investir em sustentabilidade e questões sociais melhora a reputação da sua marca, traz mais confiança para o seu consumidor e aumenta sua credibilidade. Eles querem uma visão ativa e transparência do seu negócio.
Mas é necessário tomar muito cuidado! Não adianta nada sua empresa se dizer sustentável e, na prática, não fazer nada do que diz. Esse é o famoso “greenwashing“, que é quando uma marca afirma um compromisso com a sustentabilidade mas, na realidade, faz totalmente o contrário do que é ser sustentável na realidade.
Com esses conceitos e algumas ideias em mente, a aplicação do ESG se torna mais fácil.