Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal, características demográficas, de comportamento, histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
Definir a Persona é crucial para o aumento da conversão de suas campanhas de fundo de funil. Ela deve ser construída com base no perfil dos seus potenciais clientes, assim, poderá definir a melhor forma de se comunicar com cada tipo de público.
Persona x Público Alvo
Saber quem é o seu público alvo é muito importante para o seu negócio, mas é algo mais superficial. Normalmente o Público Alvo tem apenas informações como gênero, faixa etária, classe social e localização.
O público-alvo trata de informações rasas enquanto a persona dá vida ao perfil do seu cliente, criando uma imagem fictícia que lhe ajudará a pensar em conteúdos especiais para cada tipo de cliente. A Persona vai lhe ajudar a nortear o seu conteúdo e suas campanhas.
Exemplo
Público-alvo: Mulheres; de 25 a 40 anos; moram no Rio de Janeiro; classe B.
Persona: Viviane tem 35 anos. Mora no Rio de Janeiro, formada em Arquitetura trabalha como freelancer.
No tempo livre, gosta de fazer pesquisas em perfis de decoração de interiores no Instagram sobre os lugares para onde quer viajar.
Sente dificuldade em encontrar produtos de qualidade por um preço mais acessível, para seus clientes com renda mais baixa, e até mesmo para os com renda mais alta.
Como construir a Persona
Você pode criar um questionário contendo as informações que você precisa, como por exemplo:
Dados demográficos – Qual seu estado civil?
Pessoais – Alguém costuma influenciar nas suas decisões? Quem?
Profissionais – Qual é o segmento da sua empresa?
Produto ou serviço – Como você acha que meu produto pode ajudar você?
Faça questionamentos que façam sentido para o seu negócio. Se você for um restaurante, pode querer saber se os clientes comem mais salada ou mais proteína, qual horário que ela prefere almoçar.
Saber sobre a jornada de compra do cliente também é importante, o que faz ele escolher um produto ou outro? O que faz quando está na internet? quais redes sociais ele utiliza?
Essa pesquisa pode ser feita de várias formas. Você pode criar questionários online e enviá-los aos seus clientes cadastrados, pode disponibilizar o questionário em grupos, pode entregar um formulário impresso para quem visita sua empresa etc. Se você quer conhecer uma plataforma gratuita para criação de questionários, pode começar pelo Google Forms, segue o link para você: https://www.google.com/forms/about/
A Persona não pode ser criada com informações que você “acha” correta, deve ser criada com informações verdadeiras, proveniente das respostas dos seus clientes. Essa pesquisa pode ser feita através de formulários online, telefonemas, emails e outros.
Como iniciar a entrevista com seu cliente?
Vamos lhe mostrar 1 exemplo de como você pode inicar a entrevista com seu cliente e conseguir uma porcentagem de aceitação maior.
“Boa Tarde FULANO, tudo bem?
Me chamo Ricardo, trabalho na Wert Comunicação.
Estamos entrando em contato com alguns clientes para fazer uma pesquisa Rápida que vai levar xx Minutos. “
Pode ser muito proveitoso oferecer um incentivo para o cliente que responder essa pesquisa. Um desconto, um brinde ou uma cortesia.
Análise das respostas
Pronto, agora você pode analisar as respostas e criar suas personas. Se você usou o Google Forms, ele cria automaticamente gráficos com as respostas, isso vai lhe poupar tempo.
Cuidado com o número de personas que você cria, você deve criar conteúdo para cada uma delas, quanto mais personas, mais trabalho você terá, então foque nas principais, aquelas que tem maior aceitação pelo seu produto ou serviço.
Então é isso Pessoal, ficamos por aqui, mas você pode consultar outros conteúdos como esse em nosso blog. Se precisar de alguma ajuda, pode entrar em contato por email, telefone, redes sociais, whatsapp, sinal de fumaça, bip, buzina rsrsrsr… de qualquer Forma que a informação chegue até nossos especialistas.