Recentemente o Google compartilhou uma matéria sobre como a população do Brasil está cada vez mais preocupada com a sustentabilidade. Assim como eu e você, o restante da População se preocupa com o meio ambiente, e estão interessados em saber como podem ajudar a combater os problemas causados pela Poluição.
De acordo com o Google Trends com dados em tempo real, os brasileiros estão fazendo pesquisas que vão do descarte do lixo eletrônico ao óleo, passando pelo canudinho e pelo isopor, a preocupação com os resíduos (e com o impacto deles no meio ambiente). Isso mostra que as pessoas estão querendo adotar práticas mais sustentáveis no seu dia a dia, e as marcas têm um papel relevante nisso.
Na matéria você vai encontrar o resultado de uma pesquisa que mostra que conceitos do ESG (é um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada) são importantes para 87% dos brasileiros. Apesar disso, apenas 20% da população sabe o que a sigla significa, o que explica a ascensão do interesse de busca por ela desde 2020.
- 54% dos entrevistados afirmam que ações individuais fazem a maior diferença para o planeta.
- 44% Acreditam que marcas e grandes corporações também têm responsabilidade.
- 27% da população faz a divisão do lixo eletrônico e de materiais perigosos.
- 31% separa o lixo reciclável e orgânico.
Como sua marca pode entrar nessa conversa?
Assim como o consumidor quer trazer a sustentabilidade para o dia a dia, as marcas também precisam mudar o mindset e ter um compromisso constante com a questão ambiental, para gerar mudanças a longo prazo. Isso influenciar na decisão por uma marca em vez de outra.
Ao adotar ações mais sustentáveis e comunicá-las de maneira clara e eficiente, uma empresa se torna uma facilitadora para os clientes, transmitindo a sensação de que, ao escolher os produtos dessa marca, estão agindo de maneira mais responsável com o meio ambiente. A pesquisa mostra que metade das marcas mais amadas do país também são as de melhor reputação ESG.
Mostre nas redes sociais e em outros canais de comunicação o impacto das suas ações. Além disso, use o seu alcance para apoiar ONGs e movimentos que atuam em questões relevantes para a marca. E, por fim, desenvolva campanhas que gerem conscientização e renda para projetos e fundos relacionados aos temas ESG.
Como a sua empresa vai começar a ajudar o planeta e criar uma rotina de conscientização para os seus clientes? Até as pequenas ações fazem diferença.