Os administradores das páginas do Google Workspace agora podem monitorar quais URLs são acessadas referenciando novos logs que estão sendo adicionados à ferramenta de auditoria e investigação do Google. No seu console de administrador, você pode usar essa ferramenta para revisar a atividade de usuários da sua organização, rastreá-los e para fins de segurança
Os administradores agora podem criar uma lista com quais URLs eles querem habilitar ou desabilitar. Quando esta é especificada, os usuários na organização só poderão usar essas URLs permitidas para seus Apps Scripts e suas funções Sheets IMPORT.
O que isso significa?
O roubo de dados é uma questão de segurança importante para os administradores, especialmente em Apps Scripts e Sheets, porque algumas funções podem acessar dados fora da organização. Com esta atualização, os administradores têm maior controle sobre quais URLs os usuários podem acessar.
Para os administradores, os logs podem ser encontrados em:
Relatórios > Auditoria e investigação > Eventos de log da unidade OU Segurança > Central de segurança > Ferramenta de investigação.
As listas de permissões de URL podem ser encontradas no Console do administrador em Aplicativos > Google Workspace > Drive e Documentos > Recursos e aplicativos > Importação e busca de URLs.