Nesse post você vai entender alguns pontos básicos que você precisa saber antes ter um site, seja no estilo “faça você mesmo” ou contratando alguém para fazer. No mercado encontramos muitas empresas e profissionais de qualidade, mas também nos deparamos com pessoas que se dizem profissionais, mas não tem o conhecimento necessário para prestar um serviço de qualidade.
Por esses e outros motivos você precisa ter um conhecimento básico sobre o assunto. Então vamos ao conteúdo:
1- Objetivo
Qual o objetivo com o site? Você quer captar mais clientes? Ser encontrado no Google? Gerar mais credibilidade? Essas perguntas vão te ajudar a decidir qual o melhor tipo de site para você, seja ele one page, multipaginas, site com blog…..
2- Domínio
O domínio é o link do seu site. Se sua empresa é brasileira, prefira o domínio .com.br. Sua empresa pode ter vários domínios para o mesmo site, mas um domínio só pode ter 1 site. Para explicar melhor, vou exemplificar, a borracharia do joão pode ter 1 site e ter o domínio borrachariadojoao.com.br e borrachariaJS.com.br apontados para o mesmo site, então independente de qual dos dois links o cliente usar, ele vai ver o mesmo site. Muitas das vezes isso é feito para que seu concorrente não tenha como comprar um domínio próximo do seu. Mas vale lembrar, cada domínio é um investimento a mais. Se seu domínio for .com.br compre direto pelo registro.br, esse é o órgão registrador no Brasil, então se você comprar em qualquer outro lugar você vai estar comprando de um revendedor, e eles vão comprar com o registro.br. Qualquer link terminado em .br compre direto com eles, então .adv.br .arq.br todos eles são registrados pelo registro.br. A cobrança é feita anualmente e até o momento da gravação deste vídeo o valor por domínio por ano é de R$ 40,00
3 – Hospedagem
A hospedagem é o local onde os arquivos do seu site ficam armazenados para que possam ser acessados na internet por meio do domínio, sem o domínio e sem a hospedagem as pessoas não conseguem acessar seu site. A velocidade do servidor impacta muito nos acessos do seu site. Em pleno 2020 ninguém quer esperar 20 seg para acessar um site.
4 – Site responsivo
Seu site precisa se adaptar aos diferentes tamanhos de tela. Mais de 90% dos usuários da internet acessam pelo celular, mas não é por esse motivo que você vai deixar os outros dispositivos de fora.
5 – Google analytics e Facebook Pixel
Google analytics é uma ferramenta poderosa e gratuita que vai lhe fornecer dados para saber qual o seu próximo passo na internet. Com ele você consegue saber, por exemplo, quantas pessoas acessaram seu site, quantas voltaram e quanto tempo ficaram nele. O facebook pixel funciona parecido, só que nesse caso você entrega informações para o Facebook. Se você movimenta sua rede social profissional é muito importante ter o Facebook pixel e o Google Anaytics funcionando direitinho.
Se você gostou desse conteúdo curta e compartilhe com seus amigos.