Por que você deve utilizar Woocommerce?

por | 23 jan, 2024 | Vendas, Web

Toda vez que me perguntam qual plataforma é a melhor para criar sua loja virtual, eu sempre respondo com a seguinte pergunta “Quais são as suas necessidades?”.

É muito fácil apontar uma ferramenta como a melhor e acabou, mas a verdade é que o mercado de e-commerces oferece milhares de soluções diferentes e você precisa ver qual encaixa melhor no seu negócio, não só produtivamente como financeiramente.

O ponto é: sempre indico o Woocommerce para quem está iniciando. Ela é uma plataforma sólida, além de ser a mais utilizada no mercado. Seja o seu negócio pequeno ou com um tamanho já considerável, o woocommerce vai conseguir atender suas demandas tranquilamente.

Que fique claro: não estamos falando aqui sobre e-commerces gigantes como Americanas, Amazon e etc, ok? Mas em cenários mais comuns, onde você tem uma loja física e precisa entrar no digital, ou até mesmo iniciar do zero no digital, sem dúvidas o woocommerce é uma das melhores soluções.

Mas antes de falar os motivos para você utilizar o Woocommerce, deixa eu te explicar rapidamente o que é o woocommerce. Ele é um plugin desenvolvido para o WordPress, onde ambos são open source e você pode personalizá-los como desejar. Além de possuir uma biblioteca imensa de plugins para adicionar novas funcionalidades ao seu site.

Flexibilidade é a chave para começar da forma correta.

O Woocommerce tem uma vantagem muito grande em relação as outras soluções que existem no mercado, principalmente soluções fechadas de e-commerce como Shopify, Tray, NuvemShop e Loja Integrada.

Mas essas plataformas não são boas? Sim, são boas e irão funcionar perfeitamente, porém você não terá a mesma liberdade de customização que o Woocommerce proporciona. Além disso, não vai ter a possibilidade um dia de desenvolver algum plugin ou funcionalidade específica para a sua loja, de acordo com a sua necessidade. Isso o Woocommerce permite fazer, já que ele é baseado em WordPress.

O Woocommerce é uma ferramenta flexível. Ela atende desde o pequeno negócio até aqueles maiores que faturam milhões por ano. Obviamente, como toda ferramenta, existem limitações, mas garanto que para a grande maioria que pretende abrir uma loja virtual isso não será um problema.

Vou te dar um exemplo, aqui na nossa agência temos diversos clientes que migraram dessas plataformas fechadas que citei acima para uma loja no woocommerce no futuro, e as alegações eram sempre as mesmas:

  • Custo alto
  • Falta de Customização
  • Desejo de ter funcionalidades específicas

Por isso eu sugiro que você comece pelo Woocommerce. É um pouco mais trabalhoso e custoso para desenvolver a loja no começo, mas você pode ter uma loja mais simplificada nesse início e depois ir aprimorando o layout com o tempo. Entretanto, todas as configurações da loja e seus produtos cadastrados irão permanecer lá. Ou seja, você não vai precisar migrar tudo de novo para outra plataforma, você só irá fazer uma atualização no layout.

Possibilidade de ter funcionalidades específicas para a sua loja e toda gama de plugins disponíveis no WordPress

Esse é o grande diferencial ao meu ver do Woocommerce. Você pode desenvolver uma funcionalidade nova para sua loja do zero, ou simplesmente instalar um plugin que já possua a funcionalidade que você precise. Isso é ótimo, porque o WordPress (a base do Woocommerce) tem diversos plugins pagos ou gratuitos que agilizam o processo de desenvolvimento ou auxiliam na adição de uma nova funcionalidade ao site.

Mas, se você não encontrar um plugin que tenha a funcionalidade que sua loja precise, você pode contratar um programador para desenvolver o seu próprio plugin. É algo mais custoso obviamente, porém é uma possibilidade, e quando falamos de WordPress, falamos de possibilidades.

Custo alto para desenvolver, mas baixo para manter.

Esse é um ponto que pega muita gente: o custo.

E eu entendo bem a sua preocupação. De fato, o Woocommerce não é barato quando feito da maneira correta, por uma equipe que entenda do assunto.

Mas vamos lá, o Woocommerce é uma plataforma open source de e-commerce, então você tem, ao meu ver, duas possibilidades para montar sua loja:

  • Cenário 01: Contratar uma agência experiente para desenvolver sua loja virtual (cenário ideal)
  • Cenário 02: Desenvolver sua própria loja comprando um tema de loja virtual e configurando tudo manualmente (menos personalização, mais tempo gasto para criar a loja e chances de ter problemas no funcionamento da loja)

O custo para desenvolver no primeiro cenário é mais alto, já que você irá contratar uma empresa para lhe entregar o projeto pronto, porém em ambas as situações o custo para manter é geralmente menor do que uma loja nesses sistemas fechados como Shopify, Tray e afins.

Na loja com sistema você paga o custo de servidor e as taxas de transação do banco. Já em lojas como Tray e Shopify, você paga uma mensalidade e tem direito a expor X produtos, e esse valor sobe conforme você aumenta a quantidade de produtos do seu pacote.

Então, no quesito escala o woocommerce ganha, já que você não tem limitação de produtos. O máximo que precisará fazer é contratar mais performance no seu servidor ou mudar para um que segure essa nova quantidade de produtos / acessos. Isso que normalmente tem um custo mais baixo, comparado ao pacote dessas outras plataformas que citei anteriormente.

Personalize a loja virtual do seu jeito

Personalização é algo que sempre me perguntam, e eu sempre digo que é possível fazer em ambas. Apesar disso, no WordPress você tem muito mais recursos para personalizar, além de ser uma plataforma open source, como citei anteriormente. Então basicamente o que não existe, você pode criar.

Aqui na Wert nós já personalizamos alguns temas na Tray e outras plataformas, e obviamente o resultado não é o mesmo do que uma loja feita do zero no WordPress / Woocommerce. Você até pode criar um tema do zero nessas plataformas, mas geralmente a barreira de entrada é alta, e você fica preso naquele ecossistema. O que normalmente se faz é buscar um tema à venda que seja próximo ao que você precise e customizá-lo com muito custo até chegar próximo do resultado desejado.

Sinceramente, eu não recomendo que você faça isso. Vira uma grande gambiarra e não fica tão legal. Se você quer personalizar sua loja para que fique igual o projetado, eu recomendo que faça isso no WordPress / Woocommerce.

Plataforma de e-commerce mais utilizada no mundo

Woocommerce é hoje a plataforma mais utilizada no mundo e também no Brasil, isso mostra a solidez e segurança dessa plataforma. É claro que é difícil falar sobre segurança, até porque não existe plataforma 100% infalível, mas é uma segura sim, principalmente se você toma os devidos cuidados e atualiza o site constantemente.

Aliás, isso é uma vantagem interessante do wordpress / woocommerce, como são open source, existe uma comunidade 100% ativa de desenvolvimento que sempre estão adicionando novas funcionalidades ou aprimorando a segurança e performance do sistema.

Conclusão

Tem muitas outras vantagens nessa plataforma, mas eu ficaria um dia inteiro escrevendo sobre ela.

A única coisa que eu recomendo é que você avalie as necessidades da sua loja e pense no futuro. Iniciar numa plataforma fechada como Shopify pode ser bom para fazer um MVP (Minimum Viable Product – ou Produto Mínimo Viável) e testar. Porém, se o seu negócio já está estruturado ou já tem um plano de negócios bem definido eu recomendo fortemente que você inicie em alguma plataforma que te dê liberdade. E existem várias no mercado!

A que eu indicio para 90% das pessoas que provavelmente irão ler esse post é o Woocommerce.

E você pode até se arriscar a fazer a sua própria loja em woocommerce, mas será que vale o tempo gasto? Você não poderia utilizar esse mesmo tempo para estruturar outras áreas do negócio e iniciar as vendas o mais rápido possível? Já que uma empresa especializada nisso irá te entregar uma loja virtual pronta em muito menos tempo do que você conseguiria fazer, além de ter uma performance e visual melhor.

É igual fazer obra de uma loja física, você até pode fazer por conta própria, ou contratar um pedreiro “Barateiro” pra fazer, mas vai levar mais tempo e provavelmente o resultado final não será o desejado. No final, quanto mais dias demorar para inaugurar, mais dinheiro você deixará de ganhar.

É algo a se pensar bem antes de tomar a decisão de qual plataforma escolher e quem irá desenvolver.

E se você chegou até aqui e decidiu que irá montar sua loja utilizando woocommerce, então você está no local certo.

Aqui na Agência Wert nós somos especialistas em desenvolver lojas virtuais utilizando WordPress e Woocommerce. Clique aqui e entre em contato conosco para fazer um orçamento.