Pesquisas recentes indicam que 77% da população brasileira com acesso a internet já utilizou alguma rede social. Esse dado ilustra o motivo das redes sociais se tornarem o principal canal de comunicação de inúmeras empresas no Brasil.
Além de dilvulgarem suas marcas, anunciarem novidades e despejarem propaganda em uma frequência maior do que a do coração do Galvão Bueno na Copa de 94, essas empresas também aproveitam para interagir diretamente com seu público e emitir notas sobre a empresa.
Também não podemos esquecer que grande parte dessas empresas já
presta atendimento em tempo real via ferramentas de Chat das plataformas sociais.
Mas você deve estar se perguntando agora:
“Mas a minha empresa não tem nem demanda para tudo isso, por que eu deveria investir em mídias sociais?”
Simples meu caro gafanhoto(a), existe uma máxima que é “quem não é visto, não é lembrado”.
Credibilidade é tudo
Ter presença nas redes sociais, não é só um ato moderno ou descolado, também é uma questão de mostrar que sua empresa não está parada e que outros clientes já fizeram negócios com você.
Quando você vai comprar um produto de uma empresa que nunca ouviu falar, qual a primeira coisa que você faz? Você pesquisa sobre ela nas redes sociais, depois disso provavelmente você irá procurar em sites como o ReclameAqui e afins.
Assim você consegue identificar rapidamente se aquela empresa tem alguma credibilidade, ou se é uma empresa falsa querendo aplicar golpes em consumidores desatentos. Além de poder conferir a opinião de outros clientes da empresa que deixaram algum comentário positivo ou negativo..
Tenha sua própria audiência e atinja um número maior de pessoas
O mais legal das redes sociais é o fato de que você pode criar sua própria audiência e depois anunciar seus produtos e serviços para quem já lhe acompanha a mais tempo do que um público aleatório que ainda não conhece o seu negócio.
Essa é uma estratégia bem interessante de se executar, mas existem alguns “poréns”…
Para que isso aconteça, é necessário entender como funciona o algorítimo da rede social que você quer utilizar e o público que você quer atingir.
Além disso, terá que passar a alimentar aquele público com conteúdos que tenham relevância para ele e incentivar que os mesmos interajam com suas publicações e compartilhem as mesmas.
Não é uma tarefa fácil, mas provavelmente você já fez algo parecido no seu colégio, quer ver?
Você é matriculado em um colégio e inicia sua jornada educacional, então conhece seus primeiros colegas (público inicial), que passam a interagir com suas piadas e conversas (publicações) e divulgam para outro colegas (compartilhamento).
Daí você vai conhecendo mais pessoas que se interessam por você e as coisas que você fala (aumento do alcance das publicações).
No fim dessa fase da vida você sai com um grupo de amigos que continuam se encontrando ao longo dos anos (sua audiência).
Mas lembre-se, algorítimos de redes sociais estão cada vez mais exigentes e querem que sua página tenha sempre uma frequência alta de postagens junto com um alto índice de interações para que suas postagens tenham mais alcance dentro da plataforma.
Não sabe o que o seu público quer? Pergunte a ele.
As mídias sociais também trouxeram outro benefício fantástico para pequenas e médias empresas, que são as pesquisas em tempo real.
Pesquisas em si são caríssimas e extremamente importantes, algo que para uma empresa de pequeno porte no Brasil é inviável.
Portanto, com as redes sociais é possível fazer algumas perguntas utilizando as redes sociais para saber o que o seu público quer ou espera da sua empresa.
Use e abuse dessas ferramentas para obter o máximo de informação possível e aprimore seus processos de venda, inove na área de produtos ou até mesmo encontre problemas enfrentados pelo consumidor que possam ser corrigidos.
De fato essas ferramentas não são tão eficientes quanto uma pesquisa feita por uma empresa do ramo, mas pode ser uma excelente opção de baixo custo para te auxiliar a melhorar ainda mais o seu negócio.
Atendimento Online
Como citei anteriormente, muitas empresas já estão prestando atendimento online via Chat em plataformas sociais.
Esse recurso já é uma realidade na nossa sociedade logo que 90% dos internautas brasileiros utilizam ferramentas de mensagens instantâneas. (Whatsapp, Messenger, Instagram Direct e outros)
Muitas empresas estão partindo para essa modalidade já que ela possui alguns benefícios interessantes, são eles:
- Possibilidade de atender mais de um cliente ao mesmo tempo
- Grande parte dos consumidores prefere ser atendido via chat do que ligar para uma central de atendimento
- Robôs de autoatendimento (ChatBots) que são capazes de responder perguntas frequentes dos usuários e solicitar dados de contato.
- Atendimento mais ágil
É interessante começar a utilizar esses recursos para ficar cada vez mais próximo do cliente. Além de possuir um atendimento mais ágil que irá fazer a diferença no fechamento de uma venda ou suporte.
Lembrando que uma resposta rápida pode ser o diferencial na hora de fechar um negócio.
Depois de todos esses motivos, você ainda tem dúvidas que as redes sociais são essenciais para o seu negócio?
Existem outros vários motivos que tornam fundamental a presença de empresas nas redes sociais. Eu poderia escrever um livro sobre e ainda assim ficaria extenso. (quem sabe um dia, né?)
Agora você já conhece alguns deles, e garanto que te fizeram refletir sobre o assunto e considerar entrar nesse mundo.
Se já se posiciona nas redes sociais, aconselho refletir um pouco sobre como tem utilizado as redes sociais.
Não tem fórmula mágica e sim muito trabalho (e gasto com impulsionamento rs).
Vejo sua empresa nas redes sociais, até a próxima!