Conversando hoje com um cliente, eu passei um insight rápido de como ela poderia aumentar suas vendas sem precisar necessariamente de novos clientes.
Muitas vezes nós ficamos presos dentro de um paradigma que diz “se você quer faturar mais, você precisa de mais clientes.” Essa afirmação ela é tão verdadeira quanto falsa.
Mas aonde eu quero chegar? Ora, se você tiver mais clientes, consequentemente terá uma receita maior, porém se você tiver a mesma quantidade de clientes e aumentar o ticket médio deles, também terá uma receita maior.
Trabalhe a sua base antes de tentar converter o restante do mundo
Esse é um caso bem típico que eu vejo diariamente aqui na empresa e que muita gente negligencia. Para ser bem sincero, até nós estamos nesse bolo. (como diria minha vó: casa de ferreiro, espeto de pau).
Acontece que o pequeno e médio empresário fica tão focado em captar novos clientes que esquece que pode trabalhar também em cima dos que já captou. Assim, pode aumentar sua receita sem ter que investir caminhões de dinheiro em anúncios ou coisas do tipo.
Ações simples de ofertas, promoções para o cliente mais fiel, estreitar a relação com um canal de comunicação direto e segmentado com a sua base ou enviar alguns descontos para sua clientela degustar outros produtos / serviços da sua empresa são extremamente aconselháveis e efeitos.
Além disso, o custo de oportunidade é bem menor do que se você tivesse que captar esse cliente do zero.
Até mesmo se você é do tipo que faz anúncios pra tudo, você pode utilizar sua lista de clientes e subir nas plataformas de anúncios como Google Ads e Meta Ads para realizar campanhas segmentadas em cima dessa lista. E ainda assim, o seu custo de oportunidade será muito menor do que se tivesse que captar esse cliente do zero.
Seu cliente não sabe que ele precisa de algo até que você mostre para ele
No geral, o ser humano funciona baseado em gatilhos mentais. Portanto, como empresário, é seu dever usar isso a seu favor.
O que eu quero dizer com isso? Se você não oferecer e mostrar o seu produto, ele nunca irá pedir.
Pessoas gostam de padrões, rotinas, se algo está funcionando bem para mim, porque que eu vou pedir um adicional?
Por isso, existem as famosas degustações, que servem pra te convencer de que algo que há dois minutos atrás era desnecessário, agora é a sua nova meta de consumo.
Vamos supor que você seja dono de uma estética automotiva e tenha um cliente que faz lavagem toda semana com você. O carro sempre fica um brinco e o valor da lavagem custa R$ 50,00.
Mas, você como profissional e dono da estética, sabe que só a lavagem não é o suficiente para deixar o carro 100%. Então, você oferece uma remoção de chuva ácida nos vidros do carro, e ao invés de cobrar o preço cheio de R$100,00, cobra mais R$ 50,00 pelo serviço adicional junto da lavagem.
O cliente vai se sentir valorizado com o desconto e irá conhecer um novo serviço seu. Além disso, poderá fazer outras vezes, caso goste do serviço, mas agora pagando preço cheio. E nessa você dobrou sua receita com uma ação simples de marketing.
E para por aí? Nada, usando o mesmo exemplo da estética automotiva, o dono poderia ofertar diversos serviços diferentes como polimento, vitrificação, limpeza, polimento de farol e muito mais. Obviamente, fazendo conforme a necessidade e abordagem. (aliás, nós fizemos um vídeo bem legal para uma estética automotiva, depois dá uma olhada lá!)
Não tente “empurrar” serviço que não seja necessário. Venda o que faz sentido para o seu cliente naquele momento.
Então, se você está desesperado atrás de novos clientes e não está batendo as metas, não se desespere!
Tente trabalhar melhor a sua base atual de clientes, isso pode gerar fôlego para que você consiga aumentar suas receitas e consequentemente, ter mais verba para investir em marketing.
E se você tem uma empresa e busca aumentar suas vendar atrás do marketing digital, você pode marcar uma conversa com a nossa equipe! Lá iremos te ouvir e te passar qual é o melhor caminho para você adotar e sua empresa vender mais.